terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A Alegria Plena


Se guardades meus mandamentos, permacenerei no meu amor, assim como guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso para que a MINHA ALEGRIA ESTEJA EM VÓS E A VOSSA ALEGRIA SEJA PLENA. (Jo 15, 10-11)

Nós temos ouvido tanto a respeito da felicidade ultimamente. As pessoas estão ávidas por alegria, mas não parecem procurar no lugar certo... Elas encontram alegria, mas é uma alegria funesta, fugaz... Para consegui-la é permitido todo tipo de ato, mesmo que este seja imoral, desonesto ou que prejudique outros. Nada importa, o que importa é ser feliz! O importante é que EU seja feliz!

Como disse um conhecido meu, essa é a idolatria do Eu, cuja religião se chama egoísmo.


Mas quando se chega a essa felicidade, o que acontece? Acontece que esta funesta alegria acaba, se dissipa, torna-se apenas recordação... Percebe-se que no final de tudo, apesar de todos os planos terem dado certos, o coração ainda permanece com um vazio tremendo. A fonte se esvaziou, mas o coração ainda não está cheio...

É em Deus Nosso Senhor que está a fonte de toda a felicidade. É nEle que podemos encontrar a nossa alegria. É Ele próprio que nos diz como torná-la plena: guardar os Seus mandamentos. É pelo reto caminho, que percorremos a estrada para felicidade. São as virtudes, os instrumentos para alcançá-la. Os pecados nos afastam de Deus e nos fazem sofrer. É também verdade que o sofrimento afeta os bons, mas estes se regozijam mesmo nas dificuldades; pois não há nada nesse mundo que não valha sofrer por amor a Deus!

Que Nossa Santíssima Mãe, a Beatíssima Sempre Virgem Maria, possa nos ajudar a encontrar esta alegria plena em Deus, para que um dia desfrutemos no Céu, o que através de São Paulo nos foi revelado:  Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam. (I Coríntios 2,9).

Um comentário:

  1. Salve Maria

    O mundo dá uma noção totalmente inversa da felicidade, da qual só encontramos em Cristo!

    ResponderExcluir