terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A Alegria Plena


Se guardades meus mandamentos, permacenerei no meu amor, assim como guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso para que a MINHA ALEGRIA ESTEJA EM VÓS E A VOSSA ALEGRIA SEJA PLENA. (Jo 15, 10-11)

Nós temos ouvido tanto a respeito da felicidade ultimamente. As pessoas estão ávidas por alegria, mas não parecem procurar no lugar certo... Elas encontram alegria, mas é uma alegria funesta, fugaz... Para consegui-la é permitido todo tipo de ato, mesmo que este seja imoral, desonesto ou que prejudique outros. Nada importa, o que importa é ser feliz! O importante é que EU seja feliz!

Como disse um conhecido meu, essa é a idolatria do Eu, cuja religião se chama egoísmo.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pais de filhotes


Estou postando o ótimo artigo do Sr. Silvio Medeiros, que fala do comportamento da sociedade sobre os filhos. É verdade, há muitos que preferem ter filhotes que filhos...
Bom proveito!


Outro dia li a afirmação de alguém que me fez pensar. Dizia que os pais da nossa época não querem ter filhos, mas sim filhotes. De fato há algo de muito sábio nessa afirmação. E não é a toa que o Papa Bento XVI, ainda quando cardeal, em uma entrevista cedida a um jornalista alemão, disse com ar de pesar que enxergava, infelizmente, uma mudança radical na visão que o mundo tinha dos descendentes. Filho, passara de sinônimo de benção para sinônimo de ameaça. Impossível discordar. Está em nossa volta, está na reação das pessoas, no olhar apavorado diante da hipótese de se ter algum filho nesta vida. Filho no singular, porque no plural, a reação passa de medo para um ar reacionário de quem julga irresponsabilidade ter vários filhos nos dias atuais.

A sociedade do bem-estar parece que colocou como valor supremo, digno de menção no Código dos Direitos Humanos, a expressão “qualidade de vida” como sublime direito e dever magno de todas as sociedades. Digo magno, porque se atreve a ocupar o lugar do “logos”, da razão fundamental pelas quais as sociedades ditas democráticas devem estar calcadas. Por isso, a partir dessa mentalidade, qualquer evento que se oponha a esse valor supremo deve ser eliminado.

Um idoso que sofre com problemas degenerativos se encaixa nos padrões de uma vida de qualidade? Não? Pode desligar os aparelhos. Um bebê que é gerado no seio de uma família modesta terá a oportunidade de calçar Nike, estudar em colégio particular e gozar de conforto desde a mais tenra idade? Não? Pode abortar. Um casal pobre que passa por dificuldades financeiras poderá dar a possíveis filhos uma faculdade, plano de previdência privada, lazer e cultura? Não? Pode laquear as trompas uterinas.